sábado, 16 de junho de 2007

Ruanda/ educação


à educação básica proporciona a posssibilidade para as crianças adquirirem conhecimento, competências e capacidades que lhes permitem fazer face às prevalecentes situações difíceis de forma mais efectiva. Em particular, importantes mensagens relacionadas à saúde, higiene e protecção ambiental, reconciliação e outros aspectos da vida em situações de emergência, podem ser efectivamente transmitidas através de programas educacionais. A um prazo mais longo, a educação constroi uma base necessária para o desenvolvimento pessoal e o bem estar das crianças, permitindo-lhes compreender a sua situação de vida, comunicar efectivamente, tormar decisões informadas, resolver problemas e agir.

O desenvolvimento de kits educacionais (edukits) foi primeiro iniciado pela UNESCO e pela UNICEF no Ruanda e na Somália, como forma de ajudar as crianças destes países a prosseguirem a educação básica (Pigozzi, 1997). "Escola numa caixa" foi tida como uma resposta rápida a situações de emergência que permitiu a distribuição de materiais essenciais de aprendizagem e ensino em lugares onde os serviços educacionais tinham sido rompidos por guerras, perturbações civis ou calamidades naturais. Mais tarde, edukits foram também utilizados em países com recursos limitados para a educação, a fim de garantir que todas as crianças tivessem acesso a uma boa qualidade de educação básica.

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